.
O Programa Geração da Paz foi criado, em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e conta como apoio de diversos parceiros.
O Programa tem entre seus objetivos mobilizar a sociedade para o compromisso de promover ações educativas e sociais voltadas para a valorização da vida e geração da paz partindo do significado e sentido dos direitos humanos e como este entendimento se desdobra em ações que possibilitem a paz consigo mesmo, com o outro/sociedade e com a natureza.
Busca disseminar a cultura de paz através de suas ações e tem como missão a promoção de oportunidades de organização social a partir das próprias escolas, mediante protagonismo juvenil, com vistas à construção de redes de cultura de paz.
Ubiratan D’Ambrósio (apud UNESCO, 2010:48) nos diz que:
Sem paz não haverá sobrevivência. Educar para a paz é educar para a sobrevivência da civilização deste planeta, da humanidade, da espécie – mas a sobrevivência de todos com dignidade. Este é um ponto crucial: a dignidade de o indivíduo ser o que ele é, de poder aderir a um sistema de conhecimentos, de conhecer suas raízes, suas relações históricas, emocionais, sua religião, sua espiritualidade. Um indivíduo é diferente do outro, não há como negar que nós todos somos diferentes. Preservar essa diferença é algo fundamental para que a gente possa falar em uma sobrevivência com dignidade.
EVENTO - CAMINHADA PELA PAZ
Dia 13 de Abril de 2013 - Sábado
Horário: 07:30 - Todos (alunos, professores e núcleo gestor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário